Biblioteca comunitária Espaço Jovem Alexandre Araújo Chaves - EJAAC

Biblioteca comunitária Espaço Jovem Alexandre Araújo Chaves - EJAAC

Conheça um pouco melhor a EJAAC

A Biblioteca Comunitária EJAAC é um espaço cultural comunitário aberto a TODA população. 

 

Coordenado pelo Coletivo de Mediadores de Leitura da Biblioteca, a biblioteca visa oferecer à comunidade local, com especial atenção às crianças e jovens, a opção de acessar, fruir e produzir cultura. Além disso o espaço possibilita diversas vivências de lazer por meio de uma rica programação cultural, principalmente, relacionadas à leitura e à literatura.

Nossa missão

Trazer acesso à cultura principalmente ao público infantil e jovem como opção de entretenimento e diversão, estimulando o gosto e hábito pela leitura e a responsabilidade social.

Um espaço feito de pessoas para pessoas

Nesses 25 anos de existência da biblioteca comunitária EJAAC todas as pessoas, sejam os fundadores, leitores, interagentes, voluntários, amigos, escritores, mediadores de leitura, contadores de histórias, professores, artistas e parceiros que passaram pelo espaço são fundamentais e contribuíram de alguma forma para continuidade, existência e resistência ao longo desses anos e dos muitos anos que ainda virão, pois, o espaço só tem sentido sendo feito com as pessoas para as pessoas.

Histórico

No ano de 1996 nascia o Espaço Jovem Alexandre Araújo Chaves, uma biblioteca popular nos fundos da casa paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, um espaço não apenas de livros, mas, de encontros, trocas e formações.

Em 2000 a biblioteca foi fechada, contudo, em 2008 ela renasce com o nome: Biblioteca Comunitária Espaço Jovem Alexandre Araújo Chaves – EJAAC.

Em maio de 2017 tivemos que mudar de local, inaugurando a nova sede na sala 3 da Associação Amigos do Bairro Chácara Santa Maria em outubro do mesmo ano. Atuamos no local até o final de dezembro de 2022, com atividades presenciais de terça a sábado das 11h às 17h, e de forma online através de nossas mídias sociais, principalmente pelo Instagram, Facebook e Youtube.

No mês de Fevereiro de 2023 foi necessária novamente uma alteração de local, então fomos recebidos pela ASECAB (Associação Social, Esportiva, Cultural e Ambiental do Brasil) responsável pelo Centro Comunitário Jardim Dom José, que nos forneceu uma sala para darmos sequência ao nosso trabalho. Hoje a biblioteca oferece à comunidade atividades como empréstimos de livros, mangás, CDs, DVD’s e HQs; contações de histórias; bate-papo com escritores(as), mini brinquedoteca; saraus, clube de leitura, grupo de folia de reis, oficinas de escrita, cursos de instrumentos e mediação de leitura.

Objetivos

Consolidar a biblioteca como um espaço cultural comunitário e alternativo, acolhedor e acessível, que se torne referência, principalmente, para crianças e adolescentes da região, no que se refere ao acesso à leitura prazerosa, aos materiais para pesquisas escolares, à produção cultural e às atividades lúdicas e culturais.

Quem foi Alexandre?

Alexandre Araújo Chaves, foi um jovem que juntamente com sua irmã Patrícia Araújo Chaves, (também falecida em 2000) participou da Pastoral do Crisma da Paróquia São Francisco de Assis, vindo a se crismar no ano de 1990. Este jovem, participou ativamente das atividades grupais e comunitárias, sendo um grande companheiro nas lutas de implantação da Pastoral da Juventude do Valo Velho (PJVV) e um grande amigo da juventude, que juntamente com outros jovens idealizou um espaço para os jovens e a comunidade onde pudesse exercitar suas habilidades intelectuais e artísticas, além de funcionar como um espaço de convivência e troca de ideias. Faleceu em 1992, no Hospital Alvorada (Moema) em decorrência de um tumor na cabeça. E em sua homenagem foi colocado o nome da biblioteca.

 

Redes e apoios Litera

A Rede LiteraSampa surgiu em 2010 por meio da articulação entre bibliotecas comunitárias e escolares dos municípios de São Paulo, Mauá e Guarulhos, que se juntaram com o objetivo de promover a leitura literária.

Inicialmente atuando como polo, e posteriormente como rede, a LiteraSampa cresceu agregando bibliotecas comunitárias, públicas e escolares, tecendo uma Rede de leitura e levando seus fios para outros pontos desta grande cidade que é São Paulo. Atualmente as bibliotecas que compõem a rede estão situadas nos municípios de São Paulo, Santo André, Mauá e Guarulhos, sendo 17 bibliotecas comunitárias e 01 biblioteca escolar.

RNBC

A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias – RNBC é um movimento pela democratização do acesso ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas sob a perspectiva da leitura como direito humano, com atuação em diversas cidades do território brasileiro. 

A RNBC surgiu, em março de 2015, para dar amplitude nacional a organização das bibliotecas comunitárias em redes locais. Desde então, tem avançado nesse objetivo, contando com o apoio e a colaboração de importantes parcerias, como a formada com o Itaú Social, parceiro institucional que assumiu a gestão do Programa Prazer em Ler a partir de 2018.

Skip to content